quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Monasticismo- A luz oculta

        No passado existiu um movimento cristão chamado monasticismo.Vamos analisar  este movimento comparando com o ensino da Bíblia, e aprender qual deve ser a atitude correta a ser tomada num mundo cheio de pecado.
        Durante muito séculos, a Igreja cristã sofreu perseguições da parte dos Imperadores romanos. Com Constantino foi um pouco diferente. Ele editou uma lei, conhecida como edito de Milão no ano 313, que permitiu a liberdade para os cultos dos cristão. Contudo um outro problema afetaria a Igreja, É que depois dessa decisão os cristão começaram a adotar certas práticas que antes não era aprovadas; A Igreja começou a aceitar outros ensinamentos, o governo começou a se intrometer nos assuntos religiosos, o pecado não era mais combatido pelos lideres, existia muita imoralidade, a Igreja foi perdendo seus valores.
     Alguns cristãos, entristecidos com esta situação, resolveram tomar uma atitude: decidiram se isolar do mundo e de todos para que não fossem contaminados pelos pecados.Será que a atitude foi correta?
    Duas pessoas tiveram destaque entre os habitantes do deserto: Antônio e Paulo, Antônio é considerado o fundador do monasticismo. aos 20 anos por volta do ano 270 ele vendeu seus bens e deu aos pobres e foi morar em uma caverna. Comia do pão que alguém trazia por intervalos de dias. Paulo viveu no deserto, quase não recebia visitas alimentava-se de frutas e dedicava-se a oração.
       Seus exemplos influenciou a muitos, que estavam entristecidos com a Igreja de  sua época, e assim outros passaram a viver também no deserto.
      A vida monástica de isolamento se desenvolveu ao ponto de serem organizadas várias comunidades chamadas mosteiros onde pessoas com o mesmo objetivo de se afastarem das tentações, da imoralidade,do pecado, passavam a viver juntas, mas separadas do resto do mundo. Pacômio, no ano 320 fundou o primeiro mosteiro cristão.
        Como estamos vendo os crentes daquela época tião  uma motivação correta, contudo estavam errados na atitude que tomaram. Porque? pergunta você querido sobrinho.A razão de discordarmos dessa atitude é que o nosso Senhor Jesus nos diz que "Somos a luz do mundo"(Mat 5:14) e ainda nos fala que não se deve acender uma  lamparina e  colocá-la debaixo de um cesto, ao contrario devemos colocá-la em um lugar alto onde possa ser vista por todos afim  de iluminar todo o ambiente.
    Com o nosso viver pautado nos ensinos do nosso mestre devemos deixar que nos vejam, que é possível viver no mundo sem praticar as coisas que são próprias deste mundo. Em Romanos 12:1-2 o apostulo Paulo nos diz que não devemos tomar a forma do mundo. O cristão deve ficar triste com o pecado principalmente quando a própria Igreja passa a aceitar como normal  pratica-lo. Mas a nossa atitude deve ser sempre de procurar influenciar as pessoas para que abandonem o pecado e não de se isolar .
     Não devemos porém,  olhar para estes homens como um grupo de pessoas  que nada fizeram o que também não é verdade, ao contrario, eles fizeram muito, deram a sua contribuição mesmo isolados, eles dedicaram suas vidas aos estudos das sagradas escrituras, Basílio de Cesareia contribuiu para o entendimento da pessoa do Espírito Santo na trindade;  Atanásio foi alguém que defendeu a doutrina da divindade de Cristo no Século 4º e muito do que sabemos hoje foi entendido por eles, existia  nos mosteiros educação de nível superior tudo de graça em uma época em  que estudar era só para os ricos, livros foram guardados sendo preservados até hoje.
    O Monasticismo foi uma reação de crentes sinceros que desejavam servir a Deus e fugir do pecado, da impureza, da imoralidade,que eram grande na idade média. A motivação era correta contudo a atitude tomada, o isolamento do mundo não foi a atitude que jesus nos ensinou.
    Vos sois a luz do mundo! disse Jesus. Em lugar nenhum da Bíblia encontramos base para o isolamento.
sendo assim, mesmo que nos pareça bom não devemos imitá-los pois não tem base na palavra de Deus, muitas vezes somos tentados a fazer algo que parece ser bom ou legal mas como servos do Senhor precisamos tomar muito cuidado para não sairmos do caminho.Somos instrumentos de Deus para que  a justiça, a verdade e a santidade sejam conhecidas pelo mundo através do nosso viver. Imagine se estes homens ao contrario tivessem lutado para que a igreja voltasse ao verdadeiro evangelho, o século em que viveram seria muito melhor, não seria conhecido como século das trevas.
    Por estes exemplos deixados, temos que tomar cuidado para não ser levado por qualquer vento de doutrina, como também  não podemos ficar calados diante do erro, devemos denunciá-los e cuidar de nossa vida  para que possamos viver vida santa demonstrando todo o poder que Deus tem para nos guardar do mal, foi último pedido de Jesus: "não peso que  os  tire do mundo mas  os  livre do maligno, Assim como Tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei"
   Incomoda você verificar que muitos em nossa época vivem no pecado? Seu procedimento tem sido diferente? Seus colegas notam alguma  diferença em você?

    Somos enviados do Senhor Jesus, para que  com as nossas vidas, falar bem alto que é possível sim, viver de acordo com a vontade de Deus.  
Beijo da tia Sara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário